Português    Inglês    Espanhol    

Pós Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental

Escola de Engenharia de São Carlos

Corpo docente | Corpo discente | Linhas de Pesquisa | Disciplinas

Prazos e Normas | Processo Seletivo | Núcleos de Pesquisa | CRHEA

Disciplinas

SEA-5880 - Áreas Naturais Especialmente Protegidas
SEA-5835 - Atividades Agrícolas e Qualidade dos Recursos da Terra e da Água
SEA-5876 - Avaliação de Impacto Ambiental
SEA-5917 - Cinética Bioquímica e Cálculo de Biorreatores
SEA-5908 - Ecotoxicologia Terrestre e Avaliação de Risco Ecológico
SEA-5916 - Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalizações e Especificidades
SEA-5873 - Métodos e Técnicas de Análise de Poluentes Orgânicos em Ciências Ambientais
SEA-5918 - Modelagem Matemática em Bioprocessos Ambientais
SEA-5919 - Poluição Ambiental
SEA-5911 - Preparação Pedagógica - Estratégias para o Ensino das Ciências da Engenharia Ambiental
SEA-5910 - Sistemas Inteligentes para Controle e Monitoramento de Ambientes
SEA-5838 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais
SEA-5914 - Tópicos Especiais: Gestão de Recursos Hídricos

SEA-5910 - Sistemas Inteligentes para Controle e Monitoramento de Ambientes

  • Obrigatória : Não
  • Créditos : 6
  • CH Teórica CH Prática CH estudos Duração CH Total
    3 3 3 10 90
    * CH - Carga horária semanal
  • Responsável
    Adriano Rogerio Bruno Tech
  • Objetivo
    Desenvolver os conceitos de Sistemas Inteligentes, Instrumentação de Precisão e suas aplicações no controle e monitoramento de ambientes e suas aplicações com ênfase na produtividade e na gestão. Integrar conhecimentos de eletrônica e controle com novos conhecimentos no campo da climatologia na resolução de um projeto. Sintetizar os conceitos de monitoramento e controle, bem como sua aplicação prática no controle e gerenciamento de ambientes produtivos. Sintetizar os conceitos de automatização de ambientes.
  • Justificativa
    Os desafios oriundos do mercado atual relacionado ao controle e monitoramento de ambientes têm exigido a incorporação de novas tecnologias de produção, enfocadas no aumento de produtividade e de lucrativa, minimizando os impactos ambientais, ao mesmo tempo em que asseguram a preservação da saúde e do bem-estar das pessoas e animais. Dentro deste cenário, um sistema integrado e otimizado, que permita gerir a produção e controle de ambientes, baseado nos princípios da integração de diversas áreas do saber, como a engenharia de processos, a inteligência artificial, a instrumentacão de precisão e a engenharia de software, com a utilização de técnicas computacionais, alicerçados em conceitos e atuação de controles de monitoramentos em ambientes produtivos, através de parâmetros climatológicos podem representar um campo de interesse cada vez maior para o bem-estar. A automatização de ambientes, juntamente com os sistemas de gestão integrado (ERP) trata o ambiente como um conjunto de processos inter-relacionados, que atuam em sinergia numa rede complexa, com base no controle, na automatização e no monitoramento contínuo de ambientes e de processos físicos, com o foco no bem-estar.
  • Ementa
    - Tecnologias e Sistemas de Informação com ênfase em Gestão de Controle Ambiental; - e-Science; - Desenvolvimento e Integração de Sistemas com ênfase no monitoramento de ambientes; - Inteligência Artificial aplicada a Gestão e Controle de Ambientes; - Redes de sensores sem fio aplicados ao monitoramento e controle de ambientes; - Automatização de Ambientes; - Sensores e Atuadores de Ambientes; - Aplicação da Tecnologia de Informação na Gestão. - A utilização de Vants no controle de Ambientes produtivos.
  • Forma de avaliação
    Apresentação de Trabalho com peso de 40% e Produção de um Artigo Científico (em formato de artigo acadêmico) com peso de 60%.
  • Bibliografia
    ALBERTINI, Alberto Luiz; ALBERTINI, Rosa Maria de Moura. Tecnologia de Informação e desempenho empresarial: as dimensões de seu uso e sua relação como benefícios de negócio. São Paulo: Atlas, 2005.
    BEAL, Adriano. Gestão Estratégica da Informação: como transformar a informação e a Tecnologia da Informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
    FROST, A.R., 2001. In: Wathes, C.M., Frost, A.R., Gordon, F., Wood, J.D. (Eds.), An Overview of Integrated Management Systems for Sustainable Livestock Production. Occasional Publication Number 28. British Society of Animal Science, Edinburgh, pp.45–50.
    FROST, A.R., Schofield, C.P., Beaulah, S.A., Mottram, T.T., Lines, J.A., Wathes, C.M., 1997. A review of livestock monitoring and the need for integrated systems. Comput. Electron. Agric. 17, 139–159.
    LAMPARELLI, Rubens Augusto Camargo; ROCHA, J. V.; BORGHI, E.. Geoprocessamento e Agricultura de Precisão: princípios e fundamentos. 1. ed. PIRACICABA: EDITORA AGROPECUÁRIA, 2001. v. 1. 118 p.
    LONGHITANO, George Alfredo. VANTS para sensoriamento remoto: Aplicabilidade na avaliação e monitoramento de impactos ambientais causados por acidentes com cargas perigosas. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
    MEDEIROS, Fabricio Ardais. Desenvolvimento de um Veículo Aéreo Não Tripulado para Aplicação em Agricultura de Precisão. 2007. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Univresidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
    NASCIMENTO JÚNIOR, Cairo L.; YONEYAMA, Takashi. Inteligência Artificial em Controle e Automação. Editora: Edgard Blücher e FAPESP, São Paulo,1ª. Edição. 2000.
    OLIVEIRA, Fátima Bayma. Tecnologia da informação e da comunicação: desafios e propostas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
    WATHES, C.M., Frost, A.R., Gordon, F., Wood, J., 2001. Integrated Management Systems for Livestock. Occasional Publication Number 28. British Society of Animal Science, Edinburgh.

Consulta de dissertações de mestrado e teses de doutorado

Nível : Todos   Mestrado   Doutorado
Aluno :
Orientador :
Palavra-chave :
Ano de defesa :

Contato

Telefone/Fax: +55 (16) 3373-8253
Email: ppgsea@sc.usp.br
Localização: confira o mapa
Correio: Universidade de São Paulo (USP)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (PPG-SEA)
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Pq. Arnold Schimidt
CEP 13566-590 - São Carlos – SP - Brasil