Português    Inglês    Espanhol    

Pós Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental

Escola de Engenharia de São Carlos

Corpo docente | Corpo discente | Linhas de Pesquisa | Disciplinas

Prazos e Normas | Processo Seletivo | Núcleos de Pesquisa | CRHEA

Disciplinas

SEA-5880 - Áreas Naturais Especialmente Protegidas
SEA-5835 - Atividades Agrícolas e Qualidade dos Recursos da Terra e da Água
SEA-5876 - Avaliação de Impacto Ambiental
SEA-5917 - Cinética Bioquímica e Cálculo de Biorreatores
SEA-5908 - Ecotoxicologia Terrestre e Avaliação de Risco Ecológico
SEA-5916 - Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalizações e Especificidades
SEA-5873 - Métodos e Técnicas de Análise de Poluentes Orgânicos em Ciências Ambientais
SEA-5918 - Modelagem Matemática em Bioprocessos Ambientais
SEA-5919 - Poluição Ambiental
SEA-5911 - Preparação Pedagógica - Estratégias para o Ensino das Ciências da Engenharia Ambiental
SEA-5910 - Sistemas Inteligentes para Controle e Monitoramento de Ambientes
SEA-5838 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais
SEA-5914 - Tópicos Especiais: Gestão de Recursos Hídricos

SEA-5911 - Preparação Pedagógica - Estratégias para o Ensino das Ciências da Engenharia Ambiental

  • Obrigatória : Não
  • Créditos : 6
  • CH Teórica CH Prática CH estudos Duração CH Total
    2 2 2 15 90
    * CH - Carga horária semanal
  • Responsável
    Marcelo Montaño
    Tadeu Fabrício Malheiros
  • Objetivo
    Contribuir para o desenvolvimento de capacidades relacionadas ao exercício da docência no ensino superior, no campo das Ciências da Engenharia Ambiental. Espera-se que o aluno desenvolva habilidades voltadas ao planejamento, preparação, desenvolvimento e aplicação de estratégias instrucionais, incluindo o planejamento, seleção e organização de conteúdos, abordagens e materiais a serem trabalhados. Finalmente, a disciplina pretende contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso de diferentes tecnologias no ambiente de aprendizagem.
  • Justificativa
    A disciplina visa a preparação pedagógica dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, de modo a despertar-lhes a motivação e sensibilização para a prática docência e, ainda, fornecer subsídios para capacitá-los como professores conscientes quanto ao processo de aprendizagem. Esta disciplina deverá viabilizar a participação do estudante no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE da USP, permitindo-lhe vivenciar a prática de ensino como suporte para a sua atuação profissional.
  • Ementa
    1. Conceitos, fundamentos e objetivos da educação superior no Brasil. A LDB e o ensino superior. 2. A Ciência e a organização curricular. 3. O processo de ensino-aprendizagem. Estratégias de ensino. Peculiaridades do ensino de Ciências da Engenharia Ambiental. 4. Planos de ensino e programas de aprendizagem. Seleção e organização de conteúdos. 5. Materiais, recursos e estratégias instrucionais. Instrumentos de avaliação do ensino. 6. Uso da tecnologia da informação e de recursos multimídia. 7. Recursos para a comunicação oral. 8. A incorporação da sustentabilidade socioambiental no ensino superior.
  • Forma de avaliação
    Desempenho nos trabalhos e participação em aula. -Apresentação de seminários. -Preparação e apresentação de plano de aula no tema da dissertação/tese do alun
  • Bibliografia
    ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. (8a. ed.) São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
    ANASTASIOU, L. G. C. & PESSATE, L. (ORGS). Processos de Ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile: UNIVILLE, 2003.
    CASTRO, A.D.; CARVALHO, A.M.P. Ensinar a Ensinar. São Paulo: Thomson, 2001.
    CINTRA, J.C.A. A Aula Expositiva Reinventada. São Carlos: Editora Compacta, 2012.
    GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
    MORIN, E. A cabeça bem feita - repensar a reforma, reformar o pensamento. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.
    PIMENTA, S. G. e ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
    RUSCHEINSKY, A.; GUERRA, A.F.S.; FIGUEIREDO, M.L.; LEME, P.C.S.; RANIERI, V.E.L.; DELITTI, W.B.C. (orgs). Ambientalização nas instituições de educação superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades. São Carlos: EESC/USP, 2014.
    SILVA, R.S. Moodle para autores e tutores (2ª ed.). São Paulo: Novatec, 2011.

Consulta de dissertações de mestrado e teses de doutorado

Nível : Todos   Mestrado   Doutorado
Aluno :
Orientador :
Palavra-chave :
Ano de defesa :

Contato

Telefone/Fax: +55 (16) 3373-8253
Email: ppgsea@sc.usp.br
Localização: confira o mapa
Correio: Universidade de São Paulo (USP)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (PPG-SEA)
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Pq. Arnold Schimidt
CEP 13566-590 - São Carlos – SP - Brasil