Português    Inglês    Espanhol    

Pós Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental

Escola de Engenharia de São Carlos

Corpo docente | Corpo discente | Linhas de Pesquisa | Disciplinas

Prazos e Normas | Processo Seletivo | Núcleos de Pesquisa | CRHEA

Disciplinas

SEA-5880 - Áreas Naturais Especialmente Protegidas
SEA-5835 - Atividades Agrícolas e Qualidade dos Recursos da Terra e da Água
SEA-5876 - Avaliação de Impacto Ambiental
SEA-5917 - Cinética Bioquímica e Cálculo de Biorreatores
SEA-5908 - Ecotoxicologia Terrestre e Avaliação de Risco Ecológico
SEA-5916 - Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalizações e Especificidades
SEA-5873 - Métodos e Técnicas de Análise de Poluentes Orgânicos em Ciências Ambientais
SEA-5918 - Modelagem Matemática em Bioprocessos Ambientais
SEA-5919 - Poluição Ambiental
SEA-5911 - Preparação Pedagógica - Estratégias para o Ensino das Ciências da Engenharia Ambiental
SEA-5910 - Sistemas Inteligentes para Controle e Monitoramento de Ambientes
SEA-5838 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais
SEA-5914 - Tópicos Especiais: Gestão de Recursos Hídricos

SEA-5908 - Ecotoxicologia Terrestre e Avaliação de Risco Ecológico

  • Obrigatória : Não
  • Créditos : 2
  • CH Teórica CH Prática CH estudos Duração CH Total
    15 12 3 1 30
    * CH - Carga horária semanal
  • Responsável
    Evaldo Luiz Gaeta Espíndola
    Vanessa de Menezes Oliveira
  • Objetivo
    A disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos conceitos e princípios básicos da Ecotoxicologia Terrestre, visando transmitir conhecimentos teóricos e práticos relacionados à área, destacando-se as ameaças à qualidade do solo e aos Serviços do Ecossistema, bem como as políticas para sua proteção, e metodologias para Análise de Risco Ecológico.
  • Justificativa
    A degradação do solo por fatores antropogênicos é alarmante e a necessidade de sua proteção e das comunidades a ele inerentes tem se tornado objeto de políticas ambientais no mundo todo. Desta forma, vem se tornando cada vez mais prioritário avaliar a probabilidade de que efeitos ecológicos adversos ocorram ou possam ocorrer como resultado da exposição do solo a diferentes substâncias e produtos, bem como entender a forma de ação dos mesmos e seus efeitos, de modo a permitir a adoção de políticas públicas mais eficazes para a proteção do ecossistema solo. Neste sentido, a Análise de Risco Ecológico uma ferramenta adequada, que deve ser conhecida e aplicada.
  • Ementa
    • O que é a ecotoxicologia: princípios básicos; Principais tipos de contaminantes e vias de entrada no ambiente; Qualidade do solo e Serviços dos Ecossistemas; Ameaças à qualidade do solo; Contaminação do solo e exemplos de políticas europeias de proteção do solo; • Análise de risco ecológico (ARE) em solos I: semelhanças e diferenças entre Análise de Risco Ecológico retrospectiva e prospectiva; Metodologias associadas a cada nível da ARE; • Análise de risco ecológico em solos II: Incertezas em Análise de Risco de locais contaminados: O papel das propriedades do solo; Novas abordagens em Ecotoxicologia de solos; Proteção do solo no Brasil. • Análise de dados de ensaios ecotoxicológicos de solo: cálculo de CENO/CEO, ECx; warning charts. • Apresentação de seminários e discussão geral • Práticas: Colocação e avaliação de pitfall e bait-lamina no solo; Montagem de ensaios de fuga com colêmbolos.
  • Forma de avaliação
    A avaliação envolverá a participação dos alunos em aula além da elaboração de um resumo expandido, com dados obtidos durante o curso, e apresentação de seminári
  • Bibliografia
    ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 2010. Qualidade do solo – Guia para a seleção e a avaliação de bioensaios para caracterização ecotoxicológica de solos e materiais de solo. 11p.
    CONAMA – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. 2009. Resolução n. 420, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas. Brasília.
    ISO 23611-2., 2006. Soil quality – Sampling of soil invertebrates – Part 2: Sampling and extractio of micro-arthropods (collembola and acarina)
    Jensen, J., Mesman, M., 2006. Ecological risk assessment of contaminated land – Decision support for site specific investigations.
    Kratz, W., 1998. The bait-lamina test - General aspects, applications and perspectives. Environ. Sci. Pollut. Res. 5, 94–96.
    Lokke, H., van Gestel, C.A.M., 1998. Handbook of Soil Invertebrate Toxicity Tests. John Wiley and Sons. Ltd., p. 251.
    Menezes-Oliveira, V.B., Scott-Fordsmand, J.J., Soares, A.M.V.M., Amorim, M.J.B., 2014. Development of ecosystems to climate change and the interaction with pollution—Unpredictable changes in community structures. Appl. Soil Ecol. 75, 24–32. doi:10.1016/j.apsoil.2013.10.004
    Menezes-Oliveira, V.B., Scott-Fordsmand, J.J., Soares, A.M.V.M., Amorim, M.J.B., 2013. Effects of temperature and copper pollution on soil community--extreme temperature events can lead to community extinction. Environ. Toxicol. Chem. 32, 2678–85. doi:10.1002/etc.2345
    OECD 220., 2004. OECD Guidelines for testing of chemicals. Guideline 220: Enchytraeid Reproduction Test
    OECD 232., 2009. OECD Guidelines for testing of chemicals. Guideline 232: Collembolan Reproduction Test in Soil.
    OECD 226., 2008. OECD Guidelines for testing of chemicals. Guideline 226: Predatory mite (Hypoaspis (Geolaelaps) aculeifer) reproduction test in soil

Consulta de dissertações de mestrado e teses de doutorado

Nível : Todos   Mestrado   Doutorado
Aluno :
Orientador :
Palavra-chave :
Ano de defesa :

Contato

Telefone/Fax: +55 (16) 3373-8253
Email: ppgsea@sc.usp.br
Localização: confira o mapa
Correio: Universidade de São Paulo (USP)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental (PPG-SEA)
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Pq. Arnold Schimidt
CEP 13566-590 - São Carlos – SP - Brasil